whatsapp Central de reservas: (+55 92) 99261 5035
pt-br Eng
Descubra a amazônia

Mitos e verdades sobre Febre amarela e Malária

30 Mai, 2017

Quem aí já ouviu falar desses mosquitinhos que causam uma dor enorme no corpo, que deixam até os olhos amarelos?! Aqui vai algumas dicas para você que ainda não ouviu.
É, não é brincadeira! Apesar do baixo índice de infecções aqui na Amazônia, a febre amarela e Malária é contraída nas Américas do Sul e Central, além, também, de ser em alguns países da África. É transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres, e, a infecção acontece quando uma pessoa, que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela, circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado.
Mitos e Verdades
Febre Amarela (VERDADE): transmitida pelo mosquito Haemagogus, período de incubação: 3 a 7 dias seguidos de dores de cabeça, no corpo e febre alta. Os olhos e pele podem ficar amarelados.
Febre Amarela (VERDADE): Para viajantes que visitam a Amazônia, a vacina contra a febre amarela deve ser tomada até 10 dias antes da viagem. É a única exigência sanitária, conforme publicação regular da Organização Mundial da Saúde/OMS.
Febre Amarela (MITO): Uma pessoa doente é capaz de transmitir a doença diretamente à outra pessoa.
Malária (MITO) : Uma pessoa doente é capaz de transmitir a doença diretamente à outra pessoa.
Malária (VERDADE) : Causada pelo protozoário Plasmodium, é transmitida pelo mosquito Anopheles. Também pode ocorrer o contágio por transfusão ou contato com sangue.
Malária (VERDADE
) : Sintomas: Dores de cabeça, fadiga, anemia, febre e náuseas. Os viajantes devem tomar as vacinas com, pelo menos, um mês de antecedência, antes de rumar a um destino Amazônico.
Vá ao médico para tomar as vacinas necessárias, pois, essas dicas são importantes para que a sua viagem seja a realização de um sonho. Portanto, arrume a sua mala, coloque sua bota, passe o repelente e o protetor solar e venha para a Amazônia.
Revisão: Samya Souza
instagram whatsapp youtube facebook
WhatsApp Tire Dúvidas!