whatsapp Central de reservas: (+55 92) 99261 5035
pt-br Eng
Descubra a amazônia

Vivência na Comunidade Indígena

19 Dez, 2017

Existem muitas aldeias ao longo do rio Negro, mas nossas excursões são realizadas no Núcleo Cultural Indígena nomeado CIPIA, comunidade de 6 famílias com aproximadamente 40 índios de diferentes etnias, entre adultos e crianças.
As energias que são emanadas e que compõem a mais bela sinfonia universal nessa comunidade indígena, DessanaTukana, é de arrepiar. Localizada à margem direita do rio Negro, cerca de 1h20min subindo o rio, fazendo trajeto de barco,em uma área chamada RDS Puranga Conquista, na trajetória até a comunidade é possível comtemplar as maravilhas da Amazônia, aves, botos e um céu azul vasto de nuvens que harmonizam a adrenalina do passeio.
A Comunidade Indígena DessanaTukana ainda honra suas raízes e costumes tradicionais. Ao chegar no núcleo Cultural Indigena, os visitantes recebem explicações de como é a essência dos rituais da tribo com danças, cantos e sons instrumentais criados por eles mesmo, aprendendo um pouco de como é o modo de vida dos nativos que vivem ali, a culinária, crenças e costumes, a compra de artesanato, e, o turismo que é a principal fonte de renda deles.
Na dança todos eles contém o corpo pintado, usam cocar e adornos no corpo feitos de sementes, pedras e dentes de animais. Os índios sempre convidam os visitantes para participar do ritual, seria essa uma forma de agradece-los pela visita. O ritual de dança é feito no ciclo anual, com uma série de festas coletivas, cada um com seus cantos, danças e instrumentos musicais, que marcam eventos importantes do mundo humano e natural, nascimentos, casamentos e mortes, a derrubada e o plantio de roças e a construção de casas, as migrações dos peixes e pássaros, e a disponibilidade de frutas silvestres e outros alimentos colhidos.
Ao saírem para fora da maloca, as índias vendem produtos artesanais, como brincos, braceletes, colares, arcos e flechas, zarabatanas, cestos e máscaras, considerando que eles vivem do turismo e artesanato.
Quem sabe você pode até ser convidado para partilhar de um pequeno banquete, onde são servidos três espécies de peixes, com farinha d’água e formiga frita, que tem gosto de pipoca.
O idioma falado é Tukano, envolvendo dialetos de diversos povos, sendo o idioma comum para a comunicação entre diferentes tribos da mesma parte do estado, tudo isso pode ocorrer enquanto você se embala em uma rede na maloca. A família de língua Tukano Oriental trem cerca de pelo menos 16 línguas, entre elas o Tukano propriamente dito é a que possui maior número de falantes. As tribos têm sua própria espécie de maloca, com características únicas que ajudam a distinguir um povo do outro.

É pra lá de 750 comunidades, onde habitam mais de quarenta mil indígenas de famílias linguísticas Tukano, Aruak, Maku e Yanomami.
O pajé curandeiro Kisibi-Kumu participou do filme Tainá I e já gravou a participação no Tainá III como pajé curandeiro que espanta o espírito mal e resgata a natureza.
instagram whatsapp youtube facebook
WhatsApp Tire Dúvidas!